Marquês de Sapucaí a história do poderoso político ao Sambódromo

Marquês de Sapucaí, você sabe quem foi? Por que uma das avenidas mais importantes do Rio de Janeiro leva seu nome?

Marquês de Sapucaí. Um dos nomes pelo qual o Sambódromo do Rio é conhecido. Mas você sabe quem foi o Marquês de Sapucaí? Venha e descubra!

Por Beatriz Cardoso

O famoso Marquês de Sapucaí além de grande político era um grande amigo de Dom Pedro

O famoso Marquês de Sapucaí além de grande político era um grande amigo de Dom Pedro

O Marquês de Sapucaí era Cândido José de Araújo Viana, seu verdadeiro nome. Marquês de Sapucaí nasceu em 15 de setembro de 1793, em Nova Lima, no estado de Minas Gerais. Marquês de Sapucaí foi ministro da fazenda e ministro da justiça, conselheiro de estado, deputado geral, presidente de província e senador de 1840 a 1875, eleito pela província de Minas Gerais. Marquês de Sapucaí ocupou a presidência do senado de 1851 a 1853.

Marquês de Sapucaí além de bacharel em direito, foi deputado constituinte em 1823 e deputado geral representando Minas Gerais por três mandatos. Marquês de Sapucaí ocupou as presidências das províncias de Alagoas e do Maranhão. Marquês de Sapucaí foi ainda procurador da coroa, fiscal do tesouro e ministro do Supremo Tribunal de Justiça, ministro da fazenda e nomeado membro extraordinário do Conselho de Estado a partir da data de sua criação. Em 1839, Marquês de Sapucaí foi nomeado mestre de Literatura e Ciências Positivas de D. Pedro II (então herdeiro do trono); posteriormente, também cuidou da educação da Princesa Isabel. Recebeu do imperador o título de visconde em 1854 e de marquês em 1872.

Marquês de Sapucaí era do Conselho de Sua Majestade, Gentil-Homem da Imperial Câmara e Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial. Marquês de Sapucaí faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de janeiro de 1875. No seu velório Dom Pedro ficou todo o tempo ao seu lado, demonstrando sua grande admiração. Como prova desse grande afeto nomeou uma das avenidas do Centro da cidade de Marquês de Sapucaí. Avenida essa que é uma das mais conhecidas do Rio de Janeiro por abrigar o palco do Carnaval, o Sambódromo.

Marquês de Sapucaí a avenida que virou palco

marquês-de-sapucaí-3

Antes de ser construído o Sambódromo na Avenida Marquês de Sapucaí os desfiles das escolas de samba aconteciam na Avenida Presidente Vargas, e por esse motivo o evento era um tanto desorganizado. Como é uma avenida importante do Rio de Janeiro, as arquibancadas eram montadas momentos antes dos desfiles, o que gerava um grande trabalho. Procurando oferecer conforto aos espectadores e desobstruir o trânsito do Centro do Rio, o governador Leonel Brizola pediu ao arquiteto Oscar Niemeyer para que projetasse a famosa passarela do samba carioca.

Assim, no dia 2 de março de 1984, foi inaugurado na Avenida Marquês de Sapucaí a passarela Professor Darcy Ribeiro. Passarela esta que ao longo do tempo ganhou vários apelidos, como Sapucaí, Marquês de Sapucaí , Sambódromo, Passarela do Samba, Avenida, Passarela do Sonhos, entre outros. Nela, todos os anos é realizado o maior show da Terra, o Carnaval do Rio, que mexe com o coração de milhões de pessoas.

Algumas fotos da Marquês de Sapucaí

Incoming search terms:

  • Marques de Sapucaí
  • quem foi marques de sapucai
  • marques de sapucai quem foi
  • Quem foi o Marquês de Sapucaí
  • quem foi marquez de sapucaí
  • marques de sacupai
  • marques de sapucai o que sgnifica
  • qurm foimarques de sapucaí wikipédia
  • marques de sapucahi
  • resumo da hustoria da sapucai de carnaval
Compartilhe e curta nossos posts