O Carnaval a festa que era dos deuses aos dias de hoje

O Carnaval é a festa mágica que mexe com milhares de pessoas em todo o mundo. Descubra como tudo começou.

O que é o Carnaval? Você sabe de onde essa festa realmente surgiu? Qual era seu verdadeiro objetivo e quem participava? Descubra agora!

 Por Beatriz Cardoso

O Carnaval era feito para agradecer as boas colheitas

O Carnaval deriva das palavras Carrum e Navalis, que significa carros navais que faziam a abertura das Dionísias Gregas. O Carnaval teve início em Roma, Egito e Grécia e tinha como objetivo celebrar fertilidade do solo em agradecimento aos deuses pela boa colheita. No Egito, o Carnaval celebrava Osíris, por conta do recuo do Rio Nilo; na Grécia, o Carnaval era para os deuses Dionísio que era o deus do vinho e da loucura e para o deus Momo, o deus da zombaria; já em Roma, o Carnaval tinha como objetivo cultuar várias entidades mitológicas, desde Júpiter – deus da urgia – até Saturno e Baco.

Foi em Roma que surgiu também a escolha do Rei Momo. Na época era escolhido o soldado mais belo de todos. O Carnaval tinha seu rei durante os três dias de festa, o anfitrião da orgia. Ao fim deste período ele era sacrificado no altar de Saturno. Com o passar do tempo deixou-se a beleza de lado e passou a ser escolhido o homem mais obeso da cidade para representar a fartura, excesso e extravagância.

 O Carnaval de hoje em dia ganhou um grande símbolo que é o Rei Momo

Aceito pela Igreja Católica ou não?

O Carnaval não era permitido pela Igreja Católica, pois a mesma não permitia  as realizações porque os festejos eram feitos com danças e cantos, o que era considerado atos pecaminosos. Durante o Carnaval as pessoas esbaldavam-se em comidas, bebidas e prostituição e a igreja passou a fazer vista grossa fingindo não saber do que realmente ocorria. Na Idade Média o Carnaval passou a ser chamado de Festa dos Loucos pois nela tudo era permitido, e com isso as pessoas perdiam a identidade cristã, incorporando uma outra pessoa. Passou a ser aceito em aproximadamente em 590 D.C,  por conta da Quaresma, para compensar os 40 dias em que os fieis deviam se manter em abstinência.  Porém, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os os supostos atos pecaminosos. A modificação foi fortemente espantosa para o povo, já que fugia das reais origens da festa, que tinha como objetivo o festejo pela alegria e pelas conquistas.

 

O Carnaval espalha-se pelo mundo

Geralmente, o Carnaval dura três dias, dias estes que antecedem a quarta-feira de Cinzas. Ao contrário da Quaresma, marcado por determinadas religiões cristãs como tempo de penitência e privação, estes dias são chamados “gordos”, em especial a terça-feira –  conhecida por terça-feira gorda, e também conhecida pelo nome francês Mardi Gras -, último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo Mardi Gras é sinônimo de Carnaval, e a cidade de Nova Orleans, no estado da Louisiana, é a sede destas comemorações.

Durante cinco séculos, o Carnaval de Paris foi um dos mais importantes do mundo, principalmente durante o século XIX . Foi em Paris, no ano de 1890, que foram criados  o confete de papel e a serpentina. Porém, no século XX, o Carnaval da França caiu no esquecimento durante 45 anos. Em 1993, houve a tentativa da volta, mas a festa não voltou a ser como era antes. Atualmente, o Carnaval é comemorado no domingo da semana destinada, com desfiles de fantasia nas ruas.  O Carnaval de Veneza é um dos mais conhecidos do mundo por conta de suas máscaras. Antigamente a nobreza as utilizavam para poder se misturar com o povo em suas celebrações, surgindo assim as fantasias de Carnaval. Desde então elas tornaram-se marcas registradas destes dez dias de celebração.

Algumas fotos do Carnaval antigo

Vídeo que conta um pouco da história do Carnaval

Um vídeo importante sobre a história do carnaval que complementa nossa matéria.

Veja também:

O carnaval de Paris

O carnaval da Italia

O carnaval de São Paulo

O carnaval de Olinda

O carnaval de Recife

O carnaval de Salvador

O carnaval em Tiradentes

Incoming search terms:

  • como era o carnaval? festa de quê?
  • que era as pessoas que bricanva carnaval
  • carnaval deuses
  • carnaval era a festa
  • como era o carnaval da antiguidade para de hoje
  • deuses do egito e o carnaval
  • o que e carnaval
Compartilhe e curta nossos posts