Sambódromo Rio conheça a passarela dos sonhos

Sambódromo Rio, Marquês de Sapucaí, Passarela do Samba, Avenida, Apoteose. Você sabe o verdadeiro nome do palco da maior festa do mundo?

O palco do maior show da Terra nem sempre foi ali, onde é encontrado hoje. Você sabe algo da história do Sambódromo Rio? Não? Conheça agora a trajetória!

O Sambódromo Rio em construção

O Sambódromo Rio em construção

Passarela Professor Darcy Ribeiro – sim, esse é o verdadeiro nome do Sambódromo Rio – foi fundada no ano de 1984, mais precisamente no dia 2 de março, com o objetivo de acolher o Carnaval do Rio de Janeiro. Teve sua projeção feita pelo arquiteto Oscar Niemeyer por meio do pedido do governador da época, Leonel Brizola, e através dela foi dado o pontapé inicial para a criação de outros Sambódromos por diversas capitais brasileiras. O Sambódromo Rio foi construído em 120 dias, e possui 700 metros de comprimento e 13 metros de largura. Sua capacidade total é de 75.518 espectadores.

No ano de 2011, para dar seguimento ao projeto original de Niemeyer, os camarotes presentes no extinto Setor 2 do Sambódromo Rio foram derrubados, dando origem a uma nova arquibancada, inaugurada poucos dias antes do Carnaval de 2012. O Sambódromo Rio foi criado com a intenção de migrar os desfiles da Avenida Presidente Vargas para um local onde o trânsito não fosse prejudicado, além é claro, de dar mais conforto e comodidade para as pessoas que participavam e as que assistiam o Carnaval das escolas de samba. Antes da criação do Sambódromo Rio o evento era realizado em uma das principais avenidas do centro da cidade. Com isso, a montagem das arquibancadas era feita poucos dias antes do começo do Carnaval.

Sambódromo Rio em várias partes

Sambódromo Rio é dividido em 13 setores. Os espectadores podem escolher entre os ingressos das arquibancadas – que não são numeradas, exceto o setor nove – cadeiras numeradas que ficam no finalzinho do Sambódromo Rio, frisas e camarotes. Em um certo momento do desfile a bateria entra no recuo, que localiza-se entre os setores nove e 11, fazendo com que os mesmos sejam os ingressos mais disputados do Sambódromo Rio. 

O arco parabólico símbolo da Praça da Apoteose

O arco parabólico símbolo da Praça da Apoteose

Ao fim do Sambódromo Rio é possível encontrar a Praça da Apoteose, local que na quarta-feira de Cinzas é feita a apuração dos votos. Na praça encontramos ainda um grande arco parabólico, além do mesmo ser um dos símbolos do Sambódromo Rio é também uma grande curiosidade quanto a sua forma. A primeira das hipóteses é de que Niemeyer a criou desta forma pelo seu estilo arquitetônico de criação e a segunda é de que o arco foi criado com o intuito de representar uma mulher de biquíni.

Com a criação do Sambódromo Rio os desfiles passaram a ser divididos em dois dias: sábado e domingo, organizando assim o Carnaval. A primeira escola campeã no Sambódromo Rio foi a Estação Primeira de Mangueira. No início era escolhida uma campeã no sábado e outra no domingo de Carnaval. No fim de semana seguinte, acontecia o desfile das campeãs no Sambódromo Rio, onde era escolhida a soberana daquele ano, como se fosse um tira-teima, e a Mangueira deixou a Portela para trás sagrando-se a primeira vitoriosa da nova era do Carnaval, a Era Sambódromo. As maiores campeãs dessa era que vem desde 1984, são: Beija-Flor com sete títulos, seguida de Imperatriz Leopoldinense e Mangueira que computam seis, Mocidade Independente de Padre Miguel com quatro, Vila Isabel com três e Unidos da Tijuca com dois.

Engana-se quem pensa que no Sambódromo Rio tem apenas samba e comemora-se apenas o Carnaval. A Praça da Apoteose já foi palco de outros shows, cultos evangélicos, exibições de motociclismo, Mega Rampa, entre outros eventos. Em 2016, o Sambódromo Rio  será palco da maratona e de disputas de tiro com arco nos jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro.

Fotos do Sambódromo Rio

Vídeo do Sambódromo do Rio, veja que maravilhoso a construção do Sambódromo hoje templo do carnaval Carioca.

Veja um documentário feito sobre o Carnaval de 1955. Vídeo em Inglês

O Guia do Carnaval escolheu um Mapa do Sambódromo com riquezas de detalhes especialmente para você.

mapa-sambodromo-rio-de-janeiro-ingresso-camarote

Mapa completo do Sambódromo

Incoming search terms:

  • carnaval rio de janeiro acidente no passarela
  • arco da sapucai oque significa
  • mapa do Rio apoteose
  • mapa do sambodromo rio janeiro
  • medidas do sambodromo rio de janeiro
  • qual o nome da rua do setor 13 da apoteose
  • simbolo do sambodromo
Compartilhe e curta nossos posts