Bateria da escola de samba os nomes das 12 principais do carnaval

A bateria da escola de samba é o grande coração dos desfiles que acontecem na Sapucaí. A bateria tem a função de animar não só os componentes da agremiação como também a todos os presentes na Passarela do Samba!

Você sabe porque a bateria da escola de samba é a parte essencial da agremiação? Não? Venha entrar no ritmo e descubra um pouco mais!

Como funciona a bateria de uma escola de samba.

Como funciona a bateria de uma escola de samba.

Dizem os especialistas que a bateria é o coração da escola de samba. Através dela a cadência e o ritmo do samba são marcados, para contagiar os passistas, foliões e integrantes durante todo desfile no Sambódromo do Rio de Janeiro.

Quando entram na Avenida: a pulsação dos aparelhos de percussão, do surdo de primeira – responsável pela marcação principal; do surdo de segunda e do surdo de terceira; tamborim, prato, repique, chocalho, caixa de guerra, cuíca, agogô, reco-reco, pandeiro e triângulo, emocionam a todos que assistem ao espetáculo, levando animação, fazendo com que ninguém consiga ficar parado.

Durante o desfile, a bateria deve se mostrar afinada, puxando e animando os integrantes da escola, fazendo com que o grupo apresente boa evolução, seguindo seu ritmo, que deve ser intenso. A marcação do ritmo da bateria é comandada por um instrumentista.

Os instrumentos que compõem a bateria da escola de samba

A bateria da escola de samba é formada por vários instrumentos diferentes. A bateria tem a responsabilidade juntamente com o samba enredo de manter todos no ritmo, motivar e gerar a harmonia para todos os integrantes. O som e batida de tão poderoso efeito e emoção sentida por todos que ficam nas arquibancadas, frisas, camarotes e cadeiras de pista podem sentir e se envolver com o desfile da escola de samba durante toda apresentação na Marquês de Sapucaí.

Clique na imagem abaixo e veja uma animação completa da escola de samba Grande Rio.

Animação completa como é uma bateria escola de samba.

Ilustração do site www.visualloop.com.br

  • Surdo – Um dos instrumentos mais importantes que formam a bateria da escola de samba é o surdo. Este divide-se em três, do grave ao agudo. O surdo de primeira, possui um aro de cerca de 75 cm de diâmetro, e é o mais grave dos três. Sempre é tocado no tempo fraco da marcação rítmica – no tempo dois. O surdo de segunda, já é um pouco mais agudo que o primeiro e possui um aro com cerca de 55 cm de diâmetro. É tocado no tempo forte do ritmo – no chamado tempo um. O fato de o som mais grave ser tocado no segundo tempo, e não no primeiro, é uma característica típica do samba. Já o surdo de terceira, por sua vez, com 40 cm de diâmetro, é o mais agudo dos três. Ele executa um ritmo mais complexo, realizando síncopes que preenchem a marcação regular dos outros dois surdos.
  •  Caixa de guerra – caixa de guerra, é outro instrumento importantíssimo da bateria da escola de samba. Ela é uma espécie de tambor com uma membrana superior e outra inferior, que são fixadas e tensionadas em aros metálicos. A caixa de guerra serve para marcar o andamento do samba e realiza também diferentes enfeites rítmicos. Ela pode ser tocada com uma ou duas baquetas.
Instrumentos da bateria de uma escola de samba

Instrumentos da bateria de uma escola de samba

  • Repique – também é conhecido como repinique, é um tambor pequeno com membranas em ambos os lados, tocado com uma baqueta e uma mão livre. É bastante utilizado nas paradinhas feitas pela bateria da escola de samba e nas viradas do samba, serve também como sinal para o retorno dos outros instrumentos.
  • Chocalho -  por sua vez, é um instrumento diferente dos chocalhos que geralmente recebem este nome . Os chocalhos da bateria da escola de samba são aqueles recipientes ocos com pequenos diversos objetos em seu interior. O chocalho da bateria da escola de samba é feito com chapinhas (chamadas também de soalhas) que são perfuradas por fileiras de hastes. Agitadas, essas soalhas produzem o som.
  • Tamborim – É outro instrumento típico da bateria da escola de samba, ele constitui-se de uma membrana esticada sobre uma armação, sem caixa de ressonância. Possui 15 cm de diâmetro e 5 cm de altura e para tocá-lo, é preciso segurá-lo com uma das mãos e percuti-lo com uma baqueta. É um dos instrumentos mais importantes da bateria da escola de samba, pois seu som ajuda a definir o “desenho” do samba.
  • Cuíca - É um instrumento bem semelhante a um tambor, porém ele possui uma haste de madeira que fica presa internamente no centro da membrana de couro. Seu som é obtido com a fricção desta haste com um pedaço de tecido molhado e com a pressão do dedo na parte externa do instrumento. Os sons da cuíca são muito característicos e se assemelham a roncos, grunhidos e guinchos. A extensão total da cuíca pode chegar a duas oitavas, mas a obtenção dessas notas sempre depende da habilidade do instrumentista presente na bateria da escola de samba.

Conheça o apelido da bateria da escola de samba

Mangueira – Bateria Surdo Um
Portela – Tabajara do Samba
Salgueiro – Furiosa
Imperatriz – Swing da Leopoldina
Mocidade Independente – Bateria Não Existe Mais Quente
Império Serrano - Bateria Sinfônica do Samba
Viradouro – Bateria Furacão Vermelho e Branco
Estácio de Sá – Bateria Medalha de Ouro
Vila Isabel – Swingueira de Noel
Tijuca – Pura Cadência
União da Ilha - Bateria 40º
Porto da Pedra – Bateria Ritmo Feroz
Grande Rio – Invocada

Principais mestres de bateria das escolas de samba

Salgueiro - Mestre Marcão
Mangueira - Mestre Aílton
Imperatriz Leopoldinense - Márcio Noca
Beija-Flor de Nilópolis  - Mestres Plínio e Rodney
Grande Rio - Mestre Ciça
Unidos da Tijuca - Mestre Casagrande
Unidos de Vila Isabel - Mestre Wallan
Portela - Mestre Nilo Sérgio
Estácio de Sá  - Mestre Chuvisco

 

Vídeo do ensaio da bateria da escola de samba Salgueiro

Outras matérias relacionadas ao Carnaval

Ingresso Carnaval 2014 dicas poderosas para você comprar

Bloco de Carnaval Rio de Janeiro uma lista com 23 opções para você

Escola de samb conheça como é feito os desfiles

Escola campeã aprenda os 10 quesitos analisados pelos jurados

Ordem dos desfiles de Carnaval de 2014, lista completa

Sambódromo RJ escolha o setor que tem a sua cara e caia na folia

Incoming search terms:

  • ritmo de bateria de samba enredo
  • instrumentos de escola de samba
  • escola de samba usa chocalho
  • bateria escola do samba
  • instrumentos usados na bateria de samba
  • instrumentos para escola de samba
  • nomes baterias escola de samba rio
  • instrumentos de uma escola de samba
  • nome bateria
  • instrumento grande da bateria de escola de samba
Compartilhe e curta nossos posts