Harmonia e evolução de uma escola de samba, aprenda como funciona

Os quesitos harmonia e evolução são essenciais para uma boa atuação da escola de samba na Marquês de Sapucaí.

Um dos quesitos mais importantes analisados pelos jurados é harmonia e evolução. A escola de samba precisa estar em harmonia e evoluindo na passarela.

Durante o desfile a escola de samba deve manter a harmonia e evolução, sem deixar buracos e com todos os componentes mantando a animação e o samba-enredo na ponta da língua

Durante o desfile a escola de samba deve manter a harmonia e evolução, sem deixar buracos e com todos os componentes mantando a animação e o samba-enredo na ponta da língua

Um quesito de grande relevância nos desfiles de carnaval é quanto à harmonia e evolução, apresentados pela escola.

Harmonia de uma escola de samba

A harmonia é a forma como os integrantes da escola desfilam, considerando se há entrosamento ou não dos mesmos com o ritmo e o canto do samba de enredo. Os componentes da escola devem cantar o samba no mesmo tempo que o puxador, a voz principal durante o desfile.

A totalidade da voz cantada pela escola durante a apresentação também é elemento considerado para a avaliação da harmonia, ou seja, o grupo precisa cantar em uma única voz.

Os ensaios desse quesito voltam-se para que ninguém atravesse o samba, ou seja, que não cante fora do compasso da bateria, o que leva a perda de pontos.

Os Jurados atentos as regras, o público as vezes não entende.

Os jurados não consideram como problema uma pane no carro de som, mas para isso é necessário que o grupo esteja coeso, sinta-se motivado, mesmo sem a voz principal, fazendo do canto dos integrantes e da batucada da bateria o elemento mais animador do espetáculo.

A evolução de uma escola de samba

A Evolução é a forma como a dança é apresentada, bem como sua progressão na avenida durante o desfile. Os passos dos integrantes devem estar no ritmo, sendo efetuados na mesma cadência da bateria.

Durante a apresentação, a escola deve desfilar evoluindo tranquilamente, sem correrias ou retrocessos, o que prejudicam a sua pontuação. Para isso, é necessário que aconteçam ensaios prevendo o tempo de duração da escola na avenida, para que tudo saia perfeito. No Rio de Janeiro, o tempo estimado é de uma hora e vinte minutos; e em São Paulo, de uma hora e cinco minutos.

Por esses motivos os quesitos harmonia e evolução não são importantes apenas para a escola de samba conquistar o campeonato, como também é muito importante para que seja feito um belo espetáculo durante a apresentação. Todos os presentes fazem parte da harmonia e evolução da escola, portanto a responsabilidade não fica apenas para um grupo de componentes.

Outras matérias relacionadas ao Carnaval

Sambódromo RJ escolha o setor que tem  a sua cara e caia na folia

Samba-enredo o hino que bota o povo para sambar na Sapucaí

Bateria da escola de samba o nome das 12 principais do Carnaval

Desfile das campeãs carnaval do Rio, ingressos e informações

Ensaios técnicos o início do aquecimento dos tamborins

Escolas de samba mirim o Carnaval desde cedo na Sapucaí

Rainhas de bateria sensualidade e carisma qual sua preferida?

Puxadores de samba a voz marcante presente na Sapucaí

O vídeo dá uma pequena ideia como funciona:

Incoming search terms:

  • harmonia na escika de samba
  • escola de samba harmonia
  • o que é o quesito harmonia
  • o que e harmonia e evoluçao n escola de samba
  • lista por ordem de desfile das eacolas de samba do rio de janeiro em 2017
  • harmonia o que significa pesquisa de escola
  • quesito evolução escola de samba
  • harmonia escolas de samba
  • harmonia da escola de samba
  • como é o requisito evoluçao escola de samba
Compartilhe e curta nossos posts