Sorteio das Escolas de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro

O sorteio geralmente acontece no meio do ano, já aquecendo a disputa pelo título do Carnaval carioca!

De forma imparcial, o sorteio define os dias e a ordem das escolas na avenida. O sorteio das escolas de samba dá ordem ao maior espetáculo da terra.

Como é feito o sorteio das escolas de samba do rio?

O sorteio das escolas de samba é feito de uma forma que possa equilibrar os dois dias de desfiles. Analisado o histórico recente das escola, elas são escaladas em dias e horários diferentes, tentando manter a atratividade dos desfiles. Portanto, o sorteio das escolas de samba é feito de forma separada, levando em consideração o pontecial de investimento das escolas. Primeiramente, define-se o dia em que as escolas irão desfilar. Depois, as bolinhas voltam ao jogo, dessa vez, para definir a ordem das escolas. Se quiserem, as agremiações podem mudar a ordem do desfile, mas precisam negociar entre si.

sorteio das escolas de samba

Quadro do sorteio oficial das escolas de samba

Será que existe privilégio de escolas mais bem colocadas?

Embora tenham escolas que conseguiram, com o passar dos anos, uma certa hegemonia no Carnaval carioca, o sorteio das escolas de samba é feito de forma totalmente imparcial, não trazendo nenhum tipo de benefício às escolas que conseguiram uma boa colocação no carnaval anterior. Por mais que haja a tentativa de manter o brilho e intensidade dos espetáculos nos dois dias, o tempo, espaço e critérios são os mesmos para todas as escolas que desejam desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Lembrando que, segundo regulamento da Liesa, a escola vencedora do Grupo de Acesso abre os desfiles de Domingo do Grupo Especial. E a escola que obteve menos pontos, abre o desfile na segunda-feira.

Quem pode participar do sorteio das escolas de samba do Rio?

O sorteio das escolas de samba é feito de forma privada, não sendo de conhecimento do grande público. O evento é composto por convidados, representantes das escolas de samba, membros da Liesa e da imprensa. É feito apenas o anúncio posterior a cerimônia, trazendo a ordem definitiva dos desfiles.

Local e período em que é feito o sorteio das escolas de samba

Geralmente, o sorteio das escolas de samba é realizado no anfiteatro da Cidade do Samba, localizado no bairro da Gamboa, Rio de Janeiro. Em torno de 7 a 8 meses antes do Carnaval carioca, a cerimônia costuma ser realizada no mês de Julho.

sorteio das escolas de samba

Cidade do Samba: local em que o show começa a ser construído

Qual a influencia do sorteio e da ordem das escolas no Carnaval do Rio de Janeiro?

O sorteio das escolas de samba é importante para manter a beleza e equilíbrio entre todas as escolas de samba do Grupo Especial. Por mais que todas tenham capacidade de fazer um belo desfile, há de se considerar os recentes resultados das escolas. Além disso, o evento serve para reunir os representantes das escolas, que podem trazer sugestões e ideias para um espetáculo cada vez mais bonito!

 

Sorteio das Escolas de Samba – Fotos

Link ao vivo do sorteio das escolas de samba de 2011

Incoming search terms:

  • A orde das escola de samba do Rio entra na avenida
  • sorteio das escolas de samba do rj
  • como é feito o sorteio das escolas de samba
  • sorteio das escolas de samba
Compartilhe e curta nossos posts