Deixa Falar primeira escola de samba do Carnaval do Rio de Janeiro

Com formato de um bloco de Carnaval, a Deixa Falar deu origem às primeiras escolas de samba cariocas

Com um time formado por grandes mestres do Samba, a Deixa Falar tinha os melhores compositores do bairro do Estácio. Era o agito do Carnaval da Praça Onze!

Deixa Falar

Escola se caracterizava por participar do Carnaval de rua, nos braços do povo

Cara de escola de Samba, jeito de bloco de Carnaval

A história não deixa mentir. Considerada por muitos pesquisadores como um mero bloco de Carnaval, a Deixa Falar foi, de fato, a primeira escola de Samba do Rio de Janeiro. Fundada no Largo do Estácio, em 1928, a Deixa Falar era conhecida como escola de samba por seus idealizadores, pois tinha os grandes mestres da época: Paulo Benjamim de Oliveira (Paulo da Portela), Heitor dos Prazeres, Gilberto Alves, Alcebíades Barcelos (Bide) e Armando Marçal. A Deixa Falar deixou um legado monstruoso para o Carnaval do Rio de Janeiro. Usava instrumentos que são usados até hoje na Marquês de Sapucaí.

Deixa Falar nunca desfilou como escola de samba

Por mais que tivesse o samba em seu DNA, a Deixa Falar nunca participou de um desfile de Carnaval. Entre os anos de 1929, 1930 e 1931, a escola fez desfilou o Carnaval na Praça Onze, como bloco de Carnaval. Em 1931, a Deixa Falar já se organizava de outra forma para desfilar como um rancho, grupo que tinha mais prestígio, no Carnaval de 1932. Nesse ano, aconteceu o primeiro desfile de escolas de Samba, mas a Deixa Falar preferiu participar do desfile dos ranchos, que era muito mais importante. Deixou o samba característico da escola e desfilou como um marcha-rancho.

O fim da Deixa falar, a origem de um todo

O desfile foi muito fraco, e a Deixa Falar nem conseguiu se classificar. Logo depois do Carnaval daquele ano, a escola entrou em uma crise complicadíssima. Membros da agremiação se acusavam mutuamente na imprensa. Houve até a marcação de uma reunião para prestação de contas, mas nenhum dos membros compareceu. Aos poucos, a Deixa Falar foi morrendo. Em 1933, os integrantes restantes se juntaram ao da União das Cores e fundaram a Estácio de Sá.

Deixa Falar – Fotos:

Falem o que for, a Deixa Falar fez história:

Incoming search terms:

  • deixa falar
  • o vídeo da escola de samba deixa falar com cinco minutos
Compartilhe e curta nossos posts