Escolas de Samba do Rio de Janeiro as 10 mais antigas

Um dos maiores espetáculos da Terra, o Carnaval do Rio de Janeiro reúne escolas de Samba que existem há quase 100 anos

Com muita tradição, todas elas continuam em atividade. Algumas dessas escolas de samba continuam lutando anualmente pelo título do Grupo de Acesso.

Portela

Conhecida como ‘’A Majestade do Samba’’, a Portela é a mais antiga das escolas de Samba do Rio de Janeiro. Com as cores azul e branca, a escola foi fundada em 11 de Abril de 1923 e, juntamente com a Deixa Falar e a Mangueira, formaram a tríade das escolas de samba formadoras do Carnaval carioca. Como inicialmente, foi criada como um bloco de carnaval, muitos estudiosos afirma que a escola de samba só foi fundada em 1926. Além de ser a mais antiga, a Portela é escola de samba mais campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, com 21 conquistas. Recentemente, com belos desfiles, a escola continua buscando o título, mas já amarga um jejum de 30 anos sem vencer.

escolas de samba

A bateria da Mangueira é uma das mais competentes do Carnaval do Rio de Janeiro

Mangueira

A Estação Primeira de Mangueira é uma das mais tradicionais escolas de Samba do Rio de Janeiro e uma das mais populares do Brasil! A escola de samba foi fundada no dia 28 de Abril de 1928, no Morro da Mangueira.  Coincidentemente ou não, sendo a segunda escola de samba do Rio de Janeiro, por data de fundação, a Mangueira também é a segunda entre as escolas de samba campeãs do Carnaval carioca, com 17 títulos. Grande parte de suas conquistas é devida à participação de um dos maiores intérpretes da história do Carnaval do Rio de Janeiro: Jamelão. Embora tenha tantos títulos, a última conquista já completa 15 anos. Com muitas mudanças gerenciais e alguns problemas internos, a escola vem enfrentando, a cada desfile, alguns empecilhos para entrar na avenida. Mas a comunidade é o grande forte dessa escola de samba!

União de Vaz Lobo

Fundada como escola de samba em 14 de Novembro de 1930, a União de Vaz Lobo é localizada na Rua Lima Drumond nº 9, esquina com Edgard Romero, bairro de Vaz Lobo. A escola nunca teve destaque nos desfiles das escolas de Samba do Rio de Janeiro. Participou do Grupo Especial, pela última vez, em 1954, mas fracassou, ficando na 23ª colocação. Desde então, ficou claro que o objetivo não era figurar entre as maiores escolas de samba do estado. Por isso, nos anos seguintes, a escola não quis mais participar da competição. Após descer várias divisões, a escola, atualmente, faz parte da Federação dos Blocos, deixando de ser tecnicamente uma escola.

escolas de samba

Senna levou a Unidos da Tijuca a mais um título em 2014

Unidos da Tijuca

Nem sempre sendo uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro, a Unidos da Tijuca é tetracampeã do Carnaval Carioca. Com muita tradição e história na bagagem, a escola foi fundada em 31 de Dezembro de 1931. Essa escola de Samba é oriunda de uma fusão de vários blocos que existiam nas redondezas do Morro do Borel. Contrariando o início desse parágrafo, a história recente dela está entre as  mais  marcantes e vencedoras escolas de samba. Dos quatro títulos de campeã, três foram conquistados há pouco tempo, nos anos de 2010, 2012 e 2014. A atual dona do Carnaval do Rio de Janeiro ainda conseguiu o terceiro lugar em 2011 e ficou com o vice-campeonato em 2013.

Vizinha Faladeira

Localizada no Bairro do Santo Cristo, a escola de samba foi fundada em 10 de Dezembro de 1932. A Vizinha Faladeira é caracterizada pelos contos infantis. Mas ficou mais conhecida por ter ficado inativa por um longo período: as atividades ficaram paralisadas entre os anos de 1940 e 1988. A escola tem um título do Grupo Especial, que foi conquistado no ano de 1937. Desde então, a escola nunca mais figurou entre as principais escolas de samba do Rio de Janeiro. Participando de grupos inferiores recentemente, em 2014, a escola nem chegou a sair na avenida.

escolas de samba

Mesmo sendo rebaixada, a Império da Tijuca se mostrou impecável na avenida

Império da Tijuca

Fundada com o intuito de ajudar na educação da comunidade, no dia 8 de Dezembro de 1940, nasceu a Império da Tijuca. Desde sua origem, a escola de samba sempre voltou suas atenções a serviços destinados ao povo do Morro da Formiga, Tijuca, local de fundação. A escola foi a primeira a usar o termo ‘’Império’’ em seu nome, por isso tem, em seu escudo, símbolos que traduzem as riquezas naturais do Brasil no período colonial. Com participações discretas em divisões inferiores do Carnaval do Rio de Janeiro, a escola de samba nunca conseguiu o título do Grupo Especial. Depois de voltar ao mesmo em 2013, foi rebaixada para o Grupo de Acesso, novamente, no último Carnaval. As notas dos jurados ainda são bastante questionadas pelos membros e fãs, assim como em outras escolas de samba.

Unidos do Cabuçu

Fundada em 28 de Dezembro de 1945, a Sociedade Esportiva Recreativa Escola de Samba Unidos do Cabuçu é uma escola de samba que se localiza no bairro Lins de Vasconcelos. O nome é uma homenagem ao nome da rua em que a sede se situava: Rua Cabuçu. Não tendo grande destaque entre as gigantes escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro, a Unidos de Cabuçu sempre figurou entre as escolas dos grupos inferiores. No ano de 2014, a escola de samba voltou a bater na trave, conseguindo o vice-campeonato do Grupo B. Por pouco, a Unidos de Cabuçu não voltou ao Grupo de Acesso.

escolas de samba

Sabrina Sato contagia o público em desfile da Vila Isabel

Vila Isabel

Com forte ligação ao futebol, a Unidos de Vila Isabel foi fundada no dia 4 de Abril de 1946. Tendo como presidente de honra Martinho da Vila, um dos grandes nomes da música brasileira, dentro da avenida, é uma das escolas de samba de alto nível! Tricampeã do Carnaval carioca, a Vila Isabel é uma das atuais gigantes. Martinho da Vila, além de ser um dos grandes nomes da escola, revolucionou o modo de compor samba-enredo, levando a Vila Isabel, em sua recente história, a outro patamar. Diferentemente da maioria das escolas, sua sede não fica em uma comunidade carente. Sua quadra é muito bem estruturada e localizada no coração do bairro de Vila Isabel.

Viradouro

Mesmo sendo fundada na cidade de Niterói, estado do Rio, a Viradouro sempre participou do Carnaval carioca. Fundada em 24 de Junho de 1946, no bairro de Viradouro, a escola de samba, por muitos anos, disputou a hegemonia do carnaval niteroiense com a Cabuçu. A partir do ano de 1987, a escola começou a participar do Carnaval da capital do Rio de Janeiro, sempre com muito brilho e presença! 10 anos depois, em 1997, a escola conquistou o seu único título de campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Depois de passar alguns anos em posições inferiores e ser rebaixada para o Grupo de Acesso em 2010, no ano de 2014, a Viradouro se sagrou campeã, voltando à elite do Carnaval carioca.

Império Serrano

Localizada no mesmo bairro de outra gigante, a Portela, a Império Serrano é uma das mais admiradas escolas de samba do Rio de Janeiro. E não poderia ser diferente! Com 8 títulos do Grupo Especial, a escola de samba é uma das maiores campeãs do Carnaval carioca. Fundada em 23 de Março de 1947, a escola é respeitada pela gestão democrática e aberta da escola, um dos grandes orgulhos de seus integrantes. Os sambas da Império Serrano são os grandes destaques da história da escola, que também tem uma das maiores torcidas do Rio de Janeiro. Arlindo Cruz é um dos torcedores dessa escola de samba tão tradicional.

O turismo durante o Carnaval do Rio de Janeiro

Atraindo uma multidão de turistas todos os anos, o Carnaval do Rio de Janeiro e os ensaios das escolas de Samba são os principais fluxos de turismo do estado no início do ano, tendo um grande impacto positivo na economia. A festa recebe personalidades do mundo inteiro, que vem para o Rio de Janeiro para acompanhar o desfile das escolas de Samba ao vivo, de dentro do Sambódromo.  Não poderia ser diferente, o Samba no Rio de Janeiro é algo que está impregnado no DNA. Por isso, a venda de ingressos é feita de forma antecipada, até um ano antes da relização do evento. Por isso, é importante correr para o Carnaval de 2015! Vale lembrar que os hotéis do Rio de Janeiro também ficar lotados!

Escolas de Samba – Fotos:

Confira esse filme da Velha Guarda da Portela, maior patrimônio da escola:

Incoming search terms:

  • escola de samba mais antiga do rio de janeiro
  • escola de samba mais antiga do Rio
  • escola de samba mais antiga
  • qual a escola de samba mais antiga do rio de janeiro
  • escolas de samba mais antigas do rio
  • escola de samba mais antiga do rj
  • escola de samba mais velha
  • as 10 escola de samba mas votada no rio de janeiro
  • escola de sambas
  • escola de samba msls antiga
Compartilhe e curta nossos posts